PROJETO

Apartamento em Olaria, com 2 quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro. Todo pintado, uma vaga de estacionamento. Piso da sala e dos quartos em tábua corrida e da cozinha e banheiro em piso frio. Armário embutido num dos quartos. Aceitamos depósito 3 meses, fiador, seguro fiança e/ou titulo de capitalização.

O Projeto Ponto de Cultura Fazendo a Diferença em Paquetá nasceu na Ilha em 1999 sendo fruto do sonho de Paquetaenses especiais, como o Gato e a Flor que realizavam Mostras de Cinema na Praça, Ana Claudia Casado, Valéria Maia, Márcia Ferraz e muitos amigos que participavam da Ong Garopa e do Bloco das Crianças, Àtila Maciel e Hudson Rosa alunos do Mestre Pedra com aulas de Capoeira, Julio Cesar da Silva (Sorriso) e Cecília Fonseca, fotógrafos da Ilha e Flor (Florence Jacq), que reuniu em um projeto todas as atividades desenvolvidas de forma voluntária para crianças, jovens e adultos.

O projeto passou também pelas mãos de Márcio Carvalho (In Memorium), professor de Teatro e escritor que encaminhou o sonho/projeto a Claudia Luna da Ong O Nosso Papel, que acreditou na importância do sonho proveniente de pessoas generosas que fazem do ideal de um mundo mais digno e solidário a sua verdadeira missão.

Graças ao apoio do Ministério da Cultura, Programa Cultura Viva- Pontos de Cultura, além de entidades publicas, privadas e pessoas físicas, o que antes era sonho, passou a beneficiar diretamente uma média de 200 crianças e jovens por mês com atividades como Artesanato e Meio Ambiente, Teatro, Capoeira, Informática, Mostras de Cinema, Oficinas e Palestras com diferentes temas.

A iniciativa do fotógrafo Julio Cesar da Silva (Sorriso), morador da Ilha, foi potencializada através da realização de um curso contínuo que ensina à crianças e jovens a arte de fotografar. O curso gerou bons frutos, como exposições Itinerantes com mais de 300 fotografias de Paquetá tiradas por crianças e jovens que recebeu o apoio carinhoso de Poetas da APPERJ, SERJ e diversas Academias de Letras através do envio de poesias sobre a Ilha. Em 2009 passamos a contar com a participação da Fotógrafa Cecília Fonseca, moradora da Ilha e nas etapas dois e três, Liliane Mundim do Grupo Cantareira de Paquetá, recomendou sua aluna Alessandra Biá da UNIRIO para trabalhar com o Teatro no Ponto. E assim através do Sonho de muitos, passamos a desempenhar com muito amor o nosso papel de fazer a diferença em Paquetá.

O projeto do Ponto de Cultura Fazendo a Diferença em Paquetá passou a fazer parte do Programa Cultura Viva a partir da seleção no edital nacional lançado em 2005. Em fins de 2007 o recurso foi liberado e devido a mudanças de plano de trabalho o projeto foi iniciado em maio de 2008 tendo cumprido todas as etapas do convênio que foi finalizado em 2013.

O Ponto através do convenio firmado em 2014 com a Secretaria Municipal de Cultura passou a fazer parte da Rede Carioca e pode dar continuidades as muitas ações que já existiam desde 2008. O Ponto atende crianças e jovens em situação de risco social provenientes em sua maioria das comunidades mais carentes que se instalaram na Ilha.Todos os alunos frequentam as Escolas Publicas , Preventório Rainha D Amália e parte são beneficiados pelo Cras Dodô da Portela.

ONG O NOSSO PAPEL
Rua Bueno Aires, 2 Sala 1205 - Centro / Rio de Janeiro - CEP: 20.070-022
E-mail: contato@nossopapel.org.br

Todos os direitos reservados: ONG O Nosso Papel