INSTITUCIONAL

A ONG O Nosso Papel foi constituída enquanto pessoa jurídica a partir de agosto de 2001, sendo fruto de um trabalho pioneiro em educação ambiental, iniciado em 1991 no Programa de Vídeos Ecológicos da PUC/RIO.

O PVE-PUC/RIO foi criado como um grupo interdisciplinar com o objetivo de promover a consciência ambiental a partir do vídeo. O PVE organizou um acervo com 500 títulos de videos catalogados na Biblioteca Central da PUC/Rio, desenvolveu uma nova metodologia que integra vídeo, dinâmica de grupo e ações que resultem em medidas concretas de proteção ao meio ambiente.Realizou o projeto “O PVE vai à Escola”, com patrocínio do Grupo Lachmann, através da Lei Sirkis, reunindo escolas públicas e particulares do bairro da Gávea para repensarem suas práticas ambientais, formando uma rede solidária intitulada Rede de Escolas da Gávea-REGA, atingindo mais de 25 mil alunos de escolas públicas e particulares do bairro.

O PVE, implantou a coleta seletiva de papel nas escolas e partir daí criou o “Caderno Alternativo”, confeccionado com folhas de papel parcialmente utilizadas e pautadas por mimeógrafo.

Produziu o Vídeo O PVE vai à Escola com o patrocínio do Grupo Lachmann, através da Lei Sirkis.

Em 1994, levou sua proposta através de oficinas a 14 cidades do Estado do Rio de Janeiro com patrocínio do Fundo Nacional do Meio Ambiente- Ministério do Meio Ambiente,Recursos Hídricos e Amazônia Legal.

Produziu o Vídeo: O Papel de Todos Nós e organizou uma exposição ecológica com o patrocínio do Fundo Nacional do Meio Ambiente - Ministério do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Amazônia Legal.

Em 1996, coordenou uma oficina de Cadernos Alternativos no Instituto N. S. de Lourdes (Gávea) e ministrou cursos para formação de agentes ecológicos com participação de jovens das escolas públicas da Gávea.Este projeto foi patrocinado pelo Grupo Lachmann através da Lei Rouanet.

Em meados de 1996, retornou às 14 cidades do Estado do Rio de Janeiro, com o patrocínio do Fundo Nacional do Meio Ambiente- Ministério do Meio Ambiente,Recursos Hídricos e Amazônia Legal atualizando o perfil ecológico das mesmas.

Em 1997, produziu um terceiro vídeo intitulado: O Verso do Papel e os livros Perfil Ambiental das Cidades do Estado do R.J., A Rede Ecológica, O Papel de Todos Nós com o patrocínio do Fundo Nacional do Meio Ambiente – Ministério do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Amazônia Legal.

Em 1998 / 99, com a dissolução do grupo de trabalho, a coordenadora das oficinas, Claudia Luna, passou a ter responsabilidade sobre o projeto OCA, recebendo da PUC/Rio o direito de uso de todo o material didático do projeto.

Em 2000/02, através de parceria com o Grupo Lachmann, Pastoral do Menor, Manos Unidas, o projeto OCA foi repassado a jovens da Cooperativa de Jovens Empreendedores da Pastoral do Menor em Olaria.

Em 2001, o Projeto OCA - Oficina de Cadernos Alternativos, com nove anos de amadurecimento, ganha identidade jurídica própria através da Ong O Nosso Papel.

A Ong O Nosso Papel foi criada com a missão de oportunizar o pleno desenvolvimento de crianças, jovens e adultos em situação de risco social, por meio da prática de oficinas educativas, culturais e ambientais que possibilitem também a criação de produtos que possam ser abosorvidos por empresas que praticam a boa conduta da responsabilidade social.

A proposta é estimular as camadas populares, a se posicionarem de maneira crítica, empreendedora e solidária em meio a uma sociedade cuja dinâmica é cada vez mais pautada pelas tecnologias que de tão pesadas, criam padrões inatingíveis pelos menos favorecidos economicamente.

ONG O NOSSO PAPEL
Rua Bueno Aires, 2 Sala 1205 - Centro / Rio de Janeiro - CEP: 20.070-022
E-mail: contato@nossopapel.org.br

Todos os direitos reservados: ONG O Nosso Papel